Aqui você encontra todas as novidades de diferentes estilos musicais!!!!

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Subcultura Gótica: Acervo Cemiterial

Além de monumentos tumulares de grande valor artístico, os cemitérios nos trazem uma complexa e abstrata simbologia através das formas geométricas, símbolos, objetos etc. A combinação destes elementos nas lápides, esculturas e mausoléus, cria mensagens que fazem alusão a conceitos religiosos da época, fornece informações sobre o falecido, sua origem familiar, nível social etc. Portanto, funcionam também como uma rica fonte de pesquisa sociológica e cultural.
De acordo com as palavras de um dos fundadores da Psicologia de Massa, Gustave Le Bon, temos explicação exata do significado das obras de arte nos túmulos:
“Não são os fatos em si que ferem a imaginação coletiva, mas sim o modo pelo qual se lhes apresentam. Os monumentos e as comemorações são, sem dúvida, os meios mais proveitosos, práticos e seguros, para gravar no espírito do povo as proezas de um herói, a grandeza de um nome ou a importância e o significado de um acontecimento”.
Além da aparência triste e a sensação de paz presente aos cemitérios, existe também obras arquitetônicas e esculturais de valor histórico, e qualidade estética inegáveis. Nos cemitérios mais antigos, é comum encontrarmos trabalhos de artistas famosos abrigando os restos de anônimos abastados. Em alguns casos, os mausoléus são verdadeiras obras de arte alvos de visita e turismo. Os cemitérios da Recoleta em Buenos Aires, e Père Lachaise de Paris são necrópoles consideradas “pontos turísticos” por sua beleza escultural, e também pela importância dos que ali, descansam eternamente.
Em São Paulo, os cemitérios do Araçá e Consolação podem ser incluídos neste restrito grupo de “obras da arte tumular”. O cemitério da Consolação abriga obras de Luigi Brizzolara e Brecheret, além das obras de outros artistas encontradas no Recife, Rio de Janeiro e Bahia. Porém, no Brasil parece não existir uma apreciação, mas uma concepção que relaciona os cemitérios a algum aspecto negativo. Neste caso, as visitas limitam-se ao dia de finados e outras ocasiões esporádicas. A beleza das imagens e formas que adornam os jazigos são ignoradas, e os cemitérios tornam-se apenas um depósito de cadáveres.
Na segunda metade do século XIX, o imigrante europeu no Brasil possuía a necessidade de eternizar-se perante a sociedade e fazer do seu túmulo um símbolo de prosperidade junto aos seus compatriotas. Assim, os jazigos eram confeccionados por artistas trazidos da Europa especialmente para adornar a morada definitiva do colono. Em alguns cemitérios de São Paulo (principalmente o do Brás), os conjuntos de capelas refletiam a atmosfera doméstica do bairros italianos da cidade. Na verdade, a intenção das famílias imigrantes era fazer dos túmulos extensões do próprio lar. Os aspectos monumentais, ou humildes dos mausoléus representavam indiretamente a importância de determinadas famílias perante à sociedade da época.
O desenvolvimento da arte tumular no Brasil está intrinsecamente ligado à Europa. Porém, os cemitérios brasileiros apenas refletem as tendências das principais metrópoles européias, e se adaptam à disponibilidade material e cultural.
A chamada belle époque estende-se até 1890 na arte européia, onde os objetos requintados que enalteciam os túmulos eram produzidos artesanalmente. A partir deste momento, inicia-se a art noveau, período que marcou a produção de caráter industrial da estrutura arquitetônica e escultural dos jazigos. A utilização dos recursos mecânicos, ferramentas e novas técnicas da metalurgia e fundição propiciavam uma rentabilidade muito maior ao antigo artesão, e neste momento, operário. Os protótipos encarregavam-se de uniformizar os detalhes artísticos das esculturas e pilares que sustentavam os mausoléus, e agora apóiam também a produção serial dos artigos fúnebres. Assim, o custo foi reduzido e a sofisticação das obras de arte tumular foi democratizada. Mesmo as famílias mais pobres poderiam ter um jazigo ostentando uma certa nobreza.
Com o advento da produção mecânica, estabeleceu-se nitidamente também novas características que denunciavam os processos recém criados. A fundição fornecia portões e grades, cercaduras, cruzes e vigas metálicas, objetos pré-moldados etc. O escultor assume um papel de “autor intelectual”, cabendo ao estatuário confeccionar as obras com ajuda de ferramentas elétricas e mecanismo que facilitavam a produção.
Houve também uma mudança significativa na transição entre os períodos da belle époque ao art noveau, que traduzia as novas intenções e a espiritualidade dos artistas. A simbologia escatológica (tradicional, e quase obrigatória) foi deixada de lado, tanto nas figuras individuais como num contexto na distribuição geral da alegoria. Em seu lugar, passaram a serem usadas imagens de um teor lírico porém realista. A figura do Anjo alado e assexuado, assume uma aparência humanizada, e a condição de personagem do cotidiano. Por vezes uma imagem infantil, outras vezes adolescente, torna-se um Anjo de procissão, acessível e impregnado de realismo; mas teatral e dramático quando preciso.
Outro ponto de sensível mudança na belle époque foi a inserção de alegorias simbolizando prosperidade, prestígio e fortuna. A presença de figuras pagãs, como Hermes (deus do comércio) ou mitológicas também são constantes.
A arte cemiterial brasileira teve sua ignição ao final do século XIX e início do XX. Nesse momento, foi reunida a disposição de famílias com recursos financeiros e a intenção de construir túmulos suntuosos a partir do trabalho de artistas famosos da Europa, principalmente os italianos. É nesse período que Brecheret produz suas peças modernistas nos cemitérios brasileiros. Emendabili, Oliani e Nicola Muniz denotam monumentalidade e sensualismo em sua esculturas. A presença do nu é considerada uma grande inovação. Todas as obras apresentam um riqueza extrema de detalhes, e uma leveza só atingida por artistas de expressão e talento elevados como os escultores que aqui aportaram.
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário

Total de visualizações

Arquivo do blogue

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Kindly Support Us

Anuncio